CONTEÚDOS E METODOLOGIAS DO ENSINO DA ARTE


No artigo Questões atuais do Ensino de Arte no Brasil: O lugar da Arte na Base Nacional Comum Curricular (2017), José Roberto Peres aborda o papel que o ensino de Arte – em suas linguagens: Artes Visuais, Música, Teatro e Dança –, adquiriu na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Baseando-se em Barbosa (2010), Peres afirma que embora o ensino de Arte já estivesse presente no currículo escolar desde o século XIX com diferentes características de acordo com o contexto político e social de cada época, foi somente em 2015, com a proposição da Base Nacional Comum Curricular, que o ensino de Arte ganhou força. De acordo com Peres, a BNCC foi a responsável por estabelecer o lugar da Arte no currículo da Educação Básica das escolas brasileiras públicas e privadas.

 

Considerando o exposto, julgue as assertivas a seguir.

I- A BNCC é a referência nacional obrigatória para a formulação dos currículos dos sistemas e das redes escolares dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, bem como das propostas pedagógicas das escolas.

II- A BNCC estabelece os objetivos que se espera atingir na Educação Básica, enquanto o currículo define como alcançar esses objetivos.

III- A BNCC aponta o rumo da Educação Básica, isto é, diz aonde se quer chegar, enquanto os currículos definem esses caminhos.

IV- A BNCC abrange os currículos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e Médio, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar.

 

É correto o que se afirma em:


II e III, apenas.


III e IV, apenas.


I, II e III, apenas.


I, II, III e IV.


I e IV, apenas.

O trabalho com artes permite que o educando em seu processo de criação apure a sua capacidade de observação, desenvolva e aperfeiçoe a sua percepção, a sua imaginação e, consequentemente, o seu raciocínio.

PORQUE

 

Quando o aluno mergulha sua alma no processo de criação ele convive diretamente com suas emoções conseguindo administrar suas tensões, assim como organizar melhor os seus pensamentos, as suas sensações e os seus sentimentos.

 

Acerca desse enunciado, assinale a opção correta.  


Tanto a primeira como a segunda asserção são proposições falsas.          


A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.


As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.


A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.


As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira. 

Leia, com atenção, um trecho do texto da autora Fanny Abramovich, publicado na revista Nova Escola, em 2016.

 

“Nunca tive tanta inveja na minha vida como tive das crianças da série B...

Lembro que na sua sala se ouviam risadas quase o tempo todo. Maior gostosura! De vez em quando, um enorme silêncio quebrado por uma voz suave... era hora de contar histórias. Suspirando, eu grudava na janela e escutava o que podia... Também muitos piques e hurras, brincadeiras correndo solto. Esconde-esconde, telefone sem fio, campeonato de Geografia. Tanto fazia a aprontação inventada. Importava era sentir a redonda contenteza dos alunos.

A sua sala era colorida com desenhos das crianças, um painel com recortes de revistas e jornais, figurinhas bailando em fios pendurados, mapas e fotos... Uma lindeza rodopiante mudada toda semana! Vi pela janela seus alunos fantasiados, pintados, emperucados, representando cenas da História do Brasil! Maior maravilhamento! Demorei, entendi. Quem nunca entendeu foi a minha professora.... Seu segredo era ensinar brincando. Na descoberta! Na contenteza!

Nunca ouvi berros, um "Cala boca", "Aqui quem manda sou eu" e outras mansidões que a minha professora dizia sem cansar. Não escutei ameaças de provas de sopetão, castigos, dobro da lição de casa, chamar a diretora, com que a minha professora me aterrorizava o tempo todo...

[...] Dona Licinha, eu quis tanto ser sua aluna quando fiz a 3ª série. Não fui... Hoje, tanto tempo depois, sou professora. [...]” (ABRAMOVICH, 2016, p.1)

 

Considerando o trecho do texto apresentado anteriormente, analise as afirmações a seguir e julgue-as como verdadeiras (V) ou falsas (F):

(   ) A sala de aula como um espaço de criação pertence somente a Educação Infantil, pois nesta fase não é exigido do professor o compromisso com o conteúdo ministrado.

(   ) A sala de aula torna-se um poderoso espaço de criação a partir do momento que são elaboradas propostas pedagógicas bem estruturadas, com brincadeiras, alegria e descobertas.

(   ) A sala de aula pode ser um espaço de criação quando existe uma relação entre professor e alunos, bem como os conteúdos sejam estabelecidos como maneira de aprofundar o conhecimento.

(   ) A sala de aula reconhecida como um espaço de criação não ignora o que um aluno já sabe, as sugestões dos colegas, as intervenções do professor, o que foi visto na televisão ou mesmo uma história ouvida do avô.

 

A respeito destas afirmações, a alternativa correta está contida em:


V - F - F - F.


F - V - F - V.


V - F - V - F.


V - V - F - V.


F - V - V - V.

Artes visuais está relacionada ao sentido da visão, tendo a visualidade como sua principal forma de apreciação, podendo o aluno ser estimulado de diferentes formas e aprender por diferentes processos.

Considerando o fragmento acima apresentado, analise o seguinte enunciado.

 

Ao trabalhar com Artes visuais na educação infantil o professor precisa ter conhecimento da área, das etapas do desenvolvimento infantil, de como realizar um planejamento e como avaliar o processo de desenvolvimento da criança.

 

Dessa forma, é preciso então:

 

Saber planejar momentos prazerosos e de desenvolvimento da aprendizagem respeitando as particularidades de cada faixa etária da criança e seu nível de desenvolvimento.

 

Acerca dessas asserções, assinale a opção correta:


A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.


A primeira e a segunda asserções são proposições falsas.


As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.


A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.


As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

Leia, com atenção, o fragmento a seguir.

“As crianças gostam de acompanhar as músicas com movimentos do corpo, tais como palmas, sapateados, danças, volteios de cabeça, mas, inicialmente, é esse movimento bilateral que ela irá realizar. E é a partir dessa relação entre o gesto e o som que a criança – ouvindo, cantando, imitando, dançando – constrói seu conhecimento sobre a música.” (JEANDOT, 1990, p. 19).

Considerando o fragmento acima apresentado, analise o seguinte enunciado.

 

O professor precisa proporcionar às crianças variadas oportunidades de desenvolver sua capacidade de expressão por meio de canções que criem movimentos, exercícios de interpretação, imitação, improvisação, apreciação e outras propostas de atividades musicais.

 

Isto porque

 

Trabalhar a música com a criança, seja por meio de um repertório de “canções didáticas” ou músicas de sua afinidade, permite o seu desenvolvimento provocando sensações, sentimentos, inspirando imagens e pensamentos.

 

Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.


As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.


A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.


A primeira e a segunda asserções são proposições falsas.


A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.


As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.

Leia, com atenção, a seguinte citação.

“A Abordagem Triangular possibilita diferentes caminhos dentro dos âmbitos que a envolvem, do Fazer, Ler e Contextualizar. A imagem do triângulo permite ao professor escolher em qual das pontas iniciará seu trabalho. Por isso, é uma abordagem dialógica. Sua potência está na relação entre a tríade que permite reordenação da prática docente.” (SILVA & LAMPERT, 2017, p.90).

Considerando a citação acima apresentada, analise o seguinte enunciado.

 

A abordagem triangular, sistematizada por Ana Mae Barbosa, ao defender o Ler, o Fazer e o Contextualizar como um trabalho pedagógico integrador, propõe uma aproximação das experiências em Arte considerando o contexto do aluno como fator relevante.

 

Isto porque

 

O ponto de partida da produção artística não deve ser outro se não as próprias vivências e percepções que os alunos carregam sobre a realidade em que atuam.

 

Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.


A primeira e a segunda asserções são proposições falsas.


As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.


As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.


A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.


A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.

“Alguns dos brinquedos e brincadeiras se repetem através dos tempos, outros desaparecem e reaparecem em releituras diferentes. Muitas brincadeiras apresentadas em uma região também são comuns em outras regiões. Isto é natural, pois, no Brasil, a população se mistura e temos as contribuições culturais de migrantes e imigrantes nos diversos lugares do país.” (BORGES, 2017, p.221).

 

Considerando a citação acima apresentada, analise o seguinte enunciado.

 

O professor precisa reconhecer que a brincadeira para a criança é tão importante quanto é essencial para seu desenvolvimento. Perceber que vários artistas têm incentivado, por meio da sua arte, o resgate as brincadeiras infantis e, ainda, que é possível propor atividades lúdicas e saudáveis, que despertam a imaginação e ensinam a criança a confeccionar seus próprios brinquedos.

 

PORQUE

 

A brincadeira para a criança é tão importante quanto é essencial para seu desenvolvimento. Assim, estudar, conhecer sobre o artista Ivan Cruz e, ainda, construir brinquedos e reviver as brincadeiras folclóricas que fazem parte do seu acervo de pinturas e esculturas, constitui uma proposta de atividades interessante e prazerosa.

 

 

Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.


A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.


A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.


As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.


A primeira e a segunda asserções são proposições falsas.


As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

A Proposta Triangular - como fazer arte (ou produção), leitura de obra de arte e contextualização sistematizada -, foi criada no período de 87/93, no Museu de Artes Contemporânea de São Paulo, tendo a sua frente Dra. Ana Mae Barbosa. Tal proposta foi segmento do “disciplined-based-art-education” (DBAE), uma proposta inglesa e norte-americana concebida na década de 60 que reuniu como componentes do ensino da Arte: a produção, a crítica de artes, a estética e a história da Arte. Conforme a autora, essa proposta surge da insatisfação de perceber que, apesar do indivíduo ter estudado artes no primário e secundário, possui uma grande dificuldade de entender, de usufruir do fazer artístico, não visitando um museu por não entender uma obra de arte.

Portanto, a abordagem triangular considera:


“produzir e entender a história da arte”.


“apreciar arte para visitar um museu”.


“saber realizar leitura de obra de arte”.


“fazer arte para entender a arte”.


“o fazer, ver e contextualizar o que vê e faz”.

“As Artes visuais são os processos e produtos artísticos e culturais, nos diversos tempos históricos e contextos sociais, que têm a expressão visual como elemento de comunicação. Essas manifestações resultam de explorações plurais e transformações de materiais, de recursos tecnológicos e de apropriações da cultura cotidiana.” (BNCC, 2018, p. 193). Em relação a essa linguagem da arte, analise as afirmativas abaixo e verifique as que estão CORRETAS:

 

A - o conteúdo de artes visuais inclui a pintura, a escultura, o desenho, a gravura, a arquitetura, a fotografia, as artes gráficas, o cinema, a televisão, o vídeo, a computação e a performance.

B - artes visuais deve ser trabalhada buscando uma concepção de arte que ajude na formação integral do aluno, que agregue conhecimento, de forma contextualizada e interdisciplinar.

C - o conteúdo de artes visuais é bastante complexo, por isso exige um amadurecimento maior das crianças para que seja estudado e compreendido.

D - artes visuais é uma divisão do estudo da Arte e acompanha a história da humanidade desde a Pré-história, possibilitando compreender os diferentes tempos e espaços por meio das obras de arte.

 

É correto apenas o que se afirma em:


B - D.


C - D.


A - B - D.


A - B - C.


A - D.

“Atividade divertida e lúdica, a pintura é capaz de exercitar a criatividade infantil durante horas usando poucos recursos. Basta um pouco de guache, folha sulfite e utensílios básicos do dia a dia para inventar novas técnicas com custo quase zero. Folhas de árvore, por exemplo, se transformam em "carimbos tropicais" para decorar o papel. Carambolas e quiabos também podem desempenhar essa função. E as ideias se misturam, sem problema algum.” Sobre este argumento é possível afirmar que:

 

I- Ao trabalhar com as Artes visuais na escola, o professor precisa ter conhecimentos teóricos e específicos ao conteúdo de Artes Visuais.

II- Atividades de desenhar, de descobrir cores, de colorir experenciando diferentes materiais, contribuem para que a criança possa transportar a forma de ver e perceber o mundo a sua volta.

III- O professor pode tornar a sala de aula um poderoso espaço de criação, com diferentes materiais e a partir de propostas pedagógicas bem estruturadas, criativas e prazerosas.

IV- O trabalho com as Artes visuais na escola tem como intenção formar artistas, pintores, escultores, mesmo que não sejam reconhecidos no decorrer da sua vida.

 

Assinale a alternativa correta.


I e IV, apenas.


I, II e III, apenas.


I, III e IV, apenas.


II e III, apenas.


III e IV, apenas.

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